data-ad-client="ca-pub-9371512119858190" data-ad-slot="5580438127" data-ad-format="link" data-full-width-responsive="true">

Epica em São Paulo

Publicado em 19/04/2010
EPICA
10 de abril de 2010 - São Paulo/SP
Via Funchal


Por Hugo Souza

Sábado 10/04/2010, no Via Funchal, São Paulo, a banda holandesa de metal sinfônico Epica, concretizou sua terceira passagem pelo Brasil promovendo seu recente álbum "Design Your Universe". A primeira passagem ocorreu em 2005, junto com a banda norte-americana Kamelot; retornou em 2008, promovendo o album "The Divine Conspiracy" e em 2010, a banda voltou ao Brasil, afim de gravar um DVD com partes do show em São Paulo.

Havia grande expectativa por parte dos fãs, não apenas pela gravação de um DVD, mas por poder ver a banda ao vivo com o seu álbum mais pesado até então. A fila já se arrastava quarteirão a fora às 14hrs. O Via Funchal abriu as portas às 20:30hs, liberando a entrada de 15 em 15 pessoas, o que evitou parcialmente tumulto, embora ocorresse certo empurra-empurra na entrada(já que muitos daqueles na frente da fila, já estavam lá a 2 dias).

Observações a parte; a abertura ficou por conta da banda Tierramystica, que faz uma espécie de heavy metal com música latina, o que soou agradável a maioria dos presentes. A banda conseguiu cativar de forma envolvente o publico, provocando muitos handbangers a parte.

Finalmente às 22hrs o Epica entra no palco, com a já tradicional intro, que desta vez ficou por conta de "Samandhi", partindo então para "Resign to Surrender", "Sensorium" e o novo single "Unleashed". O publico, reagindo bem, cantava e berrava em "gutural parts", já extremamente familiarizado com as novas canções. Nos intervalos das músicas, Mark Jansen(guitarrista), não dispensava elogios ao publico, afirmando sempre que era ótimo tocar no Brasil, e segundo o mesmo, a melhor plateia do mundo. O set de 2 horas de duração, foi encerrado costumeiramente, com "Consing to Oblivion". A banda demonstra estar cada vez mais implacável no palco, com uma ótima presença de palco de todos integrantes, sem exceção. Vale destacar o novo guitarrista da banda, Isaac, que se encaixou perfeitamente e assim como os outros membros, executavam as músicas de forma correta e mais que precisa.

Mais uma passagem bem sucedida da banda holandesa no Brasil, que a cada ano, vem adquirindo mais e mais fãs por estas terras e conforme já citado, fazendo apresentações impecáveis.