data-ad-client="ca-pub-9371512119858190" data-ad-slot="5580438127" data-ad-format="link" data-full-width-responsive="true">

X Setembro Negro Festival com Enthroned e Gorgoroth em São Paulo

Publicado em 07/09/2010
X Setembro Negro Festival (05-09-2010)
Gorgoroth e Enthroned
Bandas de abertura: Wisdom (Paraguai) e Kythrone (Chile)
Local: Carioca Club (São Paulo-SP)

Por Cyntia Marangon


No último domingo (05-09-2010), aconteceu no Carioca Club, casa localizada na cidade de São Paulo-SP, a X edição do Setembro Negro Festival, realizado pela Tumba Productions, responsável pela turnê.

O evento contou com a participação das bandas Wisdom (do Paraguai) e Kythrone (do Chile), que abriram o evento.
Apesar de o evento ser num domingo, os fãs do Black Metal, não deixaram de comparecer para prestigiar mais este acontecimento, pois incluía grandes nomes da cena extrema.
As bandas de abertura fizeram uma excelente participação, mostrando seu trabalho, que alguns ainda não conheciam, e agitaram a galera, que formaram os famosos “circle pits” ao meio da casa.

Depois de alguns minutos, adentrou ao palco a banda belga Enthroned, formada em 1993, por Cernunnos. O nome Enthroned foi dado por Cernunnos, que significa "a dominação de Satanás sob o mundo cristão”. Cernunnos, baterista e fundador da banda se suicidou aos 23 anos, em abril de 1997, ocasionando um choque para o grupo e para os seus fãs. Enfim, a banda passou por várias modificações, que normalmente ocorrem em quaisquer bandas e quaisquer sejam os problemas que são acarretados por elas, e atualmente o Enthroned tem como formação: Nornagest (vocal e guitarra), Tzelmoth e Nerath Daemon (guitarras), Phorgath (baixo) e Garghuf (bateria). A banda está divulgando seu novo trabalho, “Pentagrammaton”, que é o oitavo disco da carreira e foi lançado em março deste ano. A banda tocou vários clássicos incluindo os novos como: “Rion Riorrim”, “Nahas’t” ,“Pentagrammaton”, “Ornament Of Grace” e os clássicos, como já foi dito,“Through The Cortex” e “At The Sound Of The Millennium Black Bells”, que certamente não deixaram de empolgar o público.

Logo em seguida, abriram-se as cortinas, mais uma vez, e para encerrar o evento a banda norueguesa Gorgoroth entrou ao palco utilizando-se também das famosas “corpse paint”, que estiveram presente em todas as bandas que passaram pelo palco, durante todo o evento, e com todo aparato e estilo que impressionou grande parte do público.
A banda norueguesa estava fazendo a divulgação do seu álbum mais recente, Quantus Possunt ad Satanitatem Trahunt, lançado em outubro do ano passado, primeiro álbum depois do problema judicial que se arrastou durante dois anos e que deixou o guitarrista Infernus (nome artístico de Roger Tiegs) como o único membro original do grupo, e tem a participação de músicos ilustres, como Frank Watkins, baixista da lendária banda de Death Metal Obituary e de Tomas Asklund, ex-baterista do Dissection (estúdio), ainda temos para completar a formação o guitarrista Tormentor (Bjørn “Bøllo” Heyerdahl - estúdio)e o vocalista Pest (Thomas Kronenes), porém a formação da banda varia do estúdio para o live tendo ainda Bøddel (baixo), Vyl (Bateria) e Skyggen (guitarra). Por fim, a banda tocou grandes clássicos, incluindo: “Destroyer”, “Katharinas Bortgang”, para delírio do publico em geral, que praticamente foi um dos clímaces do show, e ainda sobre o recente trabalho de divulgação podemos citar, “Aneuthanasia” e “Satan-Prometheus”, como parte do set, que não deixou a desejar. O Gorgoroth deixou o palco sem um “bis” para o público, mas a sua apresentação foi digna e se encerrou praticamente na madrugada de segunda-feira, véspera de feriado.

Contudo, a união destes grandes nomes: Enthroned e Gorgoroth marcaram mais um Setembro Negro, o décimo no caso, já se consagrando como parte do calendário anual, de eventos mais importantes no Brasil.

Set List Gorgoroth:

Bergtrollets Hevn
Satan-Prometheus Storms
Profetens Ůpenbaring
Aneuthanasia
Forces of Satan
Odellegelse Og Undergang / Blood Stains the Circle
Unchain My Heart
Destroyer / Incipit Satan
Katharinas Bortgang
The rite of Infernal Invocation
Prayer
Revetalion of Doom

Enthroned – X Setembro Negro Festival:










Gorgoroth – X Setembro Negro Festival:










Nornagest, vocalista do Enthroned: