data-ad-client="ca-pub-9371512119858190" data-ad-slot="5580438127" data-ad-format="link" data-full-width-responsive="true">

Setembro Negro Festival 2012 em São Paulo

Publicado em 21/09/2012

AUTOPSY, GORGOROTH e KEEP OF KALESSIN
08 de setembro 2012
Carioca Club - São Paulo/SP

Por Cyntia Marangon


Esse mês ocorreu mais um evento de suma importância na cena brasileira, o Festival Setembro Negro, que já se tornou uma data tradicionalmente esperada por todos os fãs. E a Tumba Productions não poderia deixar passar despercebido, trazendo grandes bandas como Keep Of Kalessin, Gorgoroth e a tão esperada Autopsy.

A casa abriu as portas por volta das 16h. Devido As várias bandas que o festival sempre traz, as atividades começaram um pouco mais cedo. Já por volta de 16h30 a banda do interior de São Paulo, mas especificamente de Presidente Prudente, Cauterization, mandou ver no Death metal Tradicional. O trio brasileiro tocou músicas de seu repertório como Infernal battlefield que vem sendo a música de mais sucesso da banda no meio underground, além de Night`s Blood um cover da banda Dissection. A banda agradou o público e fez um esquenta para o que ainda estava por vir.

Logo em seguida, sem muitas delongas, os noruegueses da banda Keep of Kalessin subiram ao palco. Por ser a primeira vez em solo brasileiro, logicamente muitos dos que estavam presentes não conheciam a banda, mas de uns tempos para cá, ela vem se fortalecendo dentro da cena. Para darmos uma referência, ela já teve Atilla Csihar nos vocais, um grande nome do Black Metal que já teve participações em bandas como Mayhem, Emperor, dentre outras. Dando continuidade, o show foi regado de pura adrenalina, os músicos pareciam super felizes por estarem no Brasil. Para começar tivemos "Kolossus" logo na abertura, onde o vocalista Torbjørn "Thebon" Schei, procurou interagir com o público o tempo inteiro, caminhando de um lado ao outro pelo palco sem parar, também podemos citar as rodadas de cabeça de Robin "Wizziac" Isaksen no baixo, além da banda contar ainda com Arnt "Obsidian C." Grønbech destruindo nas guitarras e o excelente baterista Vegar "Vyl" Larsen. Atualmente divulgando o seu último álbum, o Reptilian, a banda fez um set variado, tocando músicas como "Dragon Iconography", "Armada", "The Divine Land" (que foi tocada no palco da semifinal do Norway Idol) e a mais aclamada, encerrando com chave de ouro: "Ascendant". Um show de excelente qualidade, com muita técnica! Pena que foi muito curto acredito eu, mas os fãs já estão ansiosos pela volta e que ela não se prolongue por muito tempo.

Agora era vez do quinteto norueguês Gorgoroth subir ao palco, mostrando o mais puro Black Metal. De fato, esta apresentação foi digna, creio que uma das melhores da banda! A troca de vocalista de última hora não afetou praticamente em nada na interação dentre os músicos. Hoest, que atualmente é vocalista da banda Taake, substituiu a altura. Muitos dos fãs com certeza estão se perguntando por que ele já não integra a banda de uma vez, não é mesmo? Enfim, os fãs ainda chegavam e lotaram a casa para vê-los. Clássicos como Destroyer, Revelation of Doom, Forces of Satan, Aneuthanasia dentre outras, foram lembradas nesta apresentação. Com uma formação digna de peso, a banda ainda conta com um brasileiro na guitarra, o Fabio Zperandio, Guh Luh Saytan no baixo, Infernus na guitarra e mais uma vez Vegar "Vyl" Larsen na bateria, sim ele se apresentou também na banda Keep of Kalessin. Uma apresentação quem os fãs jamais vão esquecer.

Chegou a grande hora! Os fãs mal podiam esperar! Por volta das 20h, os americanos da banda Autopsy subiram ao palco. O Carioca Club estava lotado! Foi a redenção! A banda se formou na década de 80 e segue com a seguinte formação: Chris Reifert destruindo na bateria e surpreendentemente também nos vocais, Danny Coralles nas guitarras, Eric Cutler na outra guitarra e o baixista Joe Trevisano, mostrando aos seus fãs a que realmente vieram. Iniciaram com Charred Remains do primeiro álbum “Servered Survival” de 89, seguido por vários clássicos como Embalmed, Voices, Pagan Savior, Seeds Of The Doomed e finalizando com Critical Madness, também o álbum “Servered Survival”, registro obrigatório para todo fã do gênero.

Tivemos um excelente festival, um grande dia que jamais esqueceremos! Gostaria de agradecer a Tumba Productions por mais um evento de suma importância e pela organização do mesmo e ao Luciano Piantonni pela colaboração.

Setlist do Cauterization:
Males Infestus
Belial's Cataclism
Night's Blood (cover Dissection)
Nasu
Infernal Battlefield

Setlist Keep of Kalessin:
Kolossus
Judgement
Against the Gods
Warmonger
Dragon Iconography
Dark as Moonless Night
Armada, The Awaking
The Devine Land
The Wealth of Darkness
Ascendant

Setlist Gorgoroth
Bergtrollets Hevn
Aneuthanasia
Prayer
Katharinas bortgang
Revelation of doom
Forces of satan
The rite of infernal invocation
Odeleggelse og/Blood stains circle
Destroyer/Incipit satan
Krig, profetens apenbaring
Unchain my heart

Set list Autopsy
Charred Remains
In the Grip of Winter
Severed Survival
Pagan Savior
Embalmed, Dead
Voices, Slaughterday
Seeds Of The Doomed
Mauled to death
Gasping for Air
Ridden with Disease
Twisted Mass of Burnt Decay
Critical Madness

CAUTERIZATION:




KEEP OF KALESSIN








GORGOROTH








AUTOPSY








Autor: Cyntia Marangon