Ragnarok: Confira entrevista com o baterista Jontho

Confira abaixo entrevista com Jontho, baterista da banda norueguesa Ragnarok, que inicia em setembro uma extensa turnê brasileira ao lado do Belphegor.

Por Cyntia Marangon

1- Gostaria de começar perguntando sobre a última vinda da banda para o Brasil que ocorreu ano passado (2010), juntamente com a banda Vader. Sendo que, foi a primeira vez que vocês tocaram em solos brasileiros. O que você tem a dizer desta experiência resumidamente?
JONTHO:
Tocar no Brasil pela primeira vez foi uma nova experiência para nós. Eu acho que tenho que colocar essa turnê dentre as melhores na história do Ragnarok. Tudo foi muito bem organizado e o público foi muito mais do que esperávamos. Também foi muito bom fazer a turnê junto com o Vader.

Anúncios

2- Agora, sobre os shows que acontecerão no Brasil em Setembro, ainda deste ano. Quais são as expectativas nesta nova vinda? E o que os fãs podem esperar?
JONTHO:
Sim, nós estamos ansiosos para detonar mais uma vez no Brasil. Desta vez espero ver ainda mais pessoas nos shows, pois nosso nome e nossa fama cresceu, desde a ultima turnê brasileira. Eu sinto que o Brasil e a América do Sul devem ter perdido a chance de ver uma grande banda de Black metal, pois não tocam muito por aí. Mas agora, todo mundo terá a chance de ver uma banda norueguesa, no seu melhor, do mais puro e verdadeiro Black Metal. Os fãs podem aguardar o mais puro Black Metal! Eles sentirão a liberação de todos os nossos demônios internos no palco e em suas mentes!

3- Da última vez, vocês estiveram visitando apenas quatro capitais do nosso país: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Goiânia. Neste ano alem destas vocês iram se apresentar em mais três cidades do Norte/Nordeste brasileiro (Belém, Fortaleza e Salvador), inclusive o Rio de Janeiro/RJ, qual seria a expectativa de tocarem pela primeira vez por lá?
JONTHO:
Bem, o que me foi dito é que os fãs no Norte/Nordeste são ainda mais loucos, por isso estou realmente ansioso para que isto que ouvi seja comprovado de fato! Novos lugares são sempre bons para nós, pois assim podemos espalhar e mostrar do que o verdadeiro Black Metal é feito! Também estou ansioso pelo show em Goiânia, já que da última vez, nosso show foi cancelado. O retorno será muito grande para todos os fãs que ficaram desapontados na última vez.

4- Recentemente vocês fizeram uma turnê extensa pela Europa, de 29 shows, juntamente com os brasileiros da banda Nervochaos, o que você tem a dizer sobre isto?
JONTHO:
Realmente foi a nossa maior turnê, e uma turnê que experimentamos de tudo, desde dias ruins, comidas ruins, produtores péssimos e marketing ruim. Também tivemos dias bons, comidas boas, produtores excelentes e assim por diante. Mas o mais importante nessa turnê foi que fizemos novos irmãos, os integrantes do NervoChaos, afinal passamos mais de 30 dias juntos. Eu também tenho que mencionar a nossa nova irmã, claro você….Cyntia!!! O Edu fez um ótimo trabalho como membro da banda e como “tour manager” de toda a turnê. Esperamos fazer algo assim novamente, sei que será ainda melhor e mais matador!!!!

5- O Ragnarok vem crescendo musicalmente e abrangendo uma grande quantidade de público, como você resumiria estes anos todos de muito trabalho e dedicação?
JONTHO:
Bom, como você mesmo disse, temos crescido musicalmente e isso vem abrangendo uma grande quantidade de público…E isso por um lado tem sido um inferno durante as turnês e viagens. Eu acredito que tenhamos uma maldição contra nós, porque nós nunca tivemos nada de graça. Sempre houve barreiras que precisamos lutar para transpô-las, mas esta máquina de guerra nunca vai parar. Então, para resumir, eu posso apensar dizer que todo o trabalho duro e a dedicação, nos trouxe na posição que estamos hoje. E isso prova que, o que tenho em meu coração e na minha mente, não seria apenas uma tendência passageira ou um modismo. É muito bom ver diariamente que o árduo trabalho compensa, em especial quando eu vejo os verdadeiros fãs da banda.

6- Da onde vem à inspiração para todo o trabalho de composição das musicas, arranjos, e letras?
JONTHO:
Dos humores internos, sentimentos e crenças. Sempre estou muito inspirado pela minha própria loucura e nas forças negativas. É muito complicado explicar, mas nem tudo é como parece. O nosso interior é muito mais escuro do que a maioria das pessoas podem achar.

7- Jontho, você foi e é o grande fundador e o único membro que permaneceu da formação original até hoje na banda. O que você tem a dizer sobre as constantes trocas de membros que ocorreram durante estes anos e como isto afetou você e o público?
JONTHO:
Primeiro de tudo eu quero dizer que eu realmente odeio isso! Eu odeio ter que procurar gente nova para a banda e ter que conhecê-los musicalmente. Mas até agora a minha estratégia para buscar novas pessoas, que façam boa música, tem dado certo. Nosso principal problema é com os vocalistas, pois temos um diferente para cada álbum lançado. Isso é o que me deixa muito chateado, porque o vocalista também assume o papel de “frontman” da banda e muitas pessoas passam a ter uma relação muito pessoal com o vocalista de uma banda. É muito ruim para uma banda mudar o tempo todo de formação. Muitas vezes fico imaginando porque os vocalistas que passaram pela banda não conseguem entender que eu sou a força por trás desta banda e que eles precisam trabalhar forte para dar continuidade a tudo que eu construí até o momento. Eu posso prometer para você que isso ainda não se encerrou… Em breve haverá mais uma mudança na nossa formação, mais uma vez. Isso afeta muito a banda e acaba fazendo meio que retornarmos a estaca zero e também confunde muito o público. Mas lembrem-se quem continua fazendo essa banda forte e devo dizer que quando eu morrer, o Ragnarok morrerá.

Anúncios

8- O mais recente álbum, Collectors of the King (2010), e atual trabalho de divulgação, foi lançado após seis anos do tão reconhecido Blackdoor Miracle, houve bastante criticas positivas e negativas, o que você tem a dizer sobre este último trabalho?
JONTHO:
O nosso último álbum foi lançado na hora certa mostrando o verdadeiro, grande e puro Black Metal. Nós não achamos muitas críticas ruins, e sim, na maioria positivas. Assim como todos os nossos álbuns, é apenas uma questão de tempo para que mais e mais pessoas entendam como o Ragnarok é grande! O trabalho foi muito mais simples do que no álbum “Blackdoor Miracle” e também por isso estou muito satisfeito.

9- Vocês pretendem gravar algum novo trabalho? Pra quando seria?
JONTHO:
Sim, nós vamos gravar um novo álbum, que será lançado no ano de 2012 e já estamos compondo novas músicas. Já temos 4 músicas novas em fase de finalização. Este novo álbum será uma obra-prima!!!

10- Para encerrarmos, gostaria que você mandasse uma mensagem para os fãs brasileiros que aguardam ansiosamente pelos próximos shows.
JONTHO:
Muito obrigado a você Cyntia pela entrevista. Estamos ansiosos para reencontrá-la em breve no Brasil! Aos nossos fãs, não percam a máquina de guerra norueguesa chamada RAGNAROK, que em breve soltará toda a munição de fogo em um palco perto de você! HAIL SATAN!

Anúncios

Posts Relacionados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *